Fundação

São Paulo FC – Parte 2

sp

Como prometido venho trazer a segunda parte sobre a história do Tricolor Paulista.

Agora continuemos falando sobre o Memorial Luiz Cássio do Santos Werneck. Nesse é onde se encontram os principais troféus e relíquias do São Paulo – e inclui as memorias de todos os esportes praticados no clube.

O CT! Como o estádio do Morumbi não era suficiente para abrigar e treinar os atletas principais do clube, em 1988 o CT – Centro de Treinamento – Frederico Antônio Germano Menzen, foi inaugurado.

Existe também o chamado REFFIS. Nesse é onde todos os empregados do São Paulo – jogadores ou não – recebem cuidados médicos.

O São Paulo ainda é considerado o time com a melhor estrutura de treinamento – tanto para profissionais quanto para as categorias de base – da América Latina.

Outro ponto sobre o qual eu ainda não falei – nem no outro artigo nem nesse ainda – foi a questão da torcida do Tricolor Paulista.

O número exato de torcedores é bem difícil de dizer, porém, o que se sabe até agora é que o São Paulo tem a terceira maior torcida do Brasil, em primeiro vem o Flamengo e o segundo o Corinthians.

Visto que a torcida do São Paulo é uma das maiores do Brasil, logo a sua torcida organizada também é uma das maiores do país. O que também acabou influenciando a criação de uma escola de samba, chamada Dragões da Real – assim como o Corinthians com a Gaviões da Fiel e o Palmeiras com a Mancha Verde.

Já as maiores rivalidades do São Paulo são entre o Palmeiras, Corinthians e Santos – sendo os dois primeiros da capital paulista assim como ele.

O nome dado ao confronto entre o São Paulo e o Palmeiras se chama “Choque Rei”. Já o confronto com o Santos chama-se “Sansão” – uma mescla entre “San” de Santos e “São” do São Paulo.

O São Paulo é um dos maiores e melhores times do futebol Brasileiro atualmente. Desde o meados dos anos 80 o Tricolor Paulista sempre vem disputando com força o campeonato brasileiro e não foi diferente depois da era dos pontos corridos.

Sempre foi muito comum ver o São Paulo como favorito em todos os campeonatos que disputava, afinal, sempre contava com excelentes jogadores e muitos craques do futebol nacional eram “prata da casa” (revelados pelo clube). O São Paulo contribuiu e continua contribuindo em peso para o futebol nacional, isso é incontestável.

Dentre os maiores jogadores do clube estão Raí, Denílson “Show”, Rogério Ceni, Leônidas da Silva, entre outros muitos artilheiros, defensores ferozes, etc.

O São Paulo tem muita coisa para continuar crescendo no cenário nacional e mundial, muito se fala que o Santos é muito conhecido no exterior por conta de Pelé, porém, o São Paulo acaba contestando essa ideia, afinal, ao longo dos dois artigos que dividi em duas partes, é clara a presença do São Paulo no cenário mundial.

Espero que tenha gostado desse segundo e último artigo sobre o São Paulo Futebol Clube, o Tricolor Paulista. Até breve.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *