Fundação

São Paulo FC – Parte 1

saopauloO São Paulo Futebol Clube – ou apenas São Paulo – é um clube esportivo criado em 1930 e é um dos maiores e melhores times de futebol do Brasil.

O São Paulo desde sua fundação, sempre manteve suas mesmas cores, brasão e uniforme, que apenas se moldaram ao longo do tempo – mas sem sair da ideia original.

Pelo que eu pesquisei aqui, existiam dois clubes que sucederam o São Paulo e inspiraram as suas cores: o CA Paulistano e o AA das Palmeiras. O primeiro inspirou a cor vermelha, e o segundo a cor preta, e já o branco foi extraído de ambos, assim surgiu as três cores do Tricolor Paulista.

O brasão do São Paulo é composto por suas três cores principais e suas iniciais “SPFC”. Ainda contém algumas estrelas que foram inseridas ao longo de suas conquistas. As três vermelhas representam dois títulos seguidos nas Copas Intercontinental de 1992 e 1993 e um título do Mundial de Clubes da FIFA conquistado no ano de 2005 em cima do Liverpool.

O mascote do São Paulo é representado pelo santo que deu nome a cidade e posteriormente ao time, o próprio São Paulo. Como o santo morreu já idoso, o mascote apresenta justamente essas características, um velhinho de barba branca, porém, nada amigável. É sempre representado com o rosto intimidador, mas sempre remetendo a uma figura santa, principalmente com a presença de uma auréola – uma espécie de anel amarelo muito utilizada para representar figuras angelicais e santas.

tricolorAgora falemos dos uniformes do São Paulo. A vestimenta titular do clube é um uniforme com meias e calções totalmente brancos, já a camisa é composta pelas três cores do clube, que são representadas por duas faixas horizontais vermelha e preta, com um pequeno espaçamento entre as duas formando uma espécie de terceira faixa de cor branca. E diferentemente de outros times, o brasão fica no centro do uniforme em cima das faixas – onde normalmente seria espaço para publicidade. Assim são representadas as três cores do Tricolor Paulista nesse uniforme.

Já o uniforme número dois do São Paulo contém apenas faixas verticais que se repetem, porém nessa a cor vermelha se sobressai. Ainda nessa o tradicional brasão ao lado esquerdo do peito é utilizado nesse uniforme e o calção e as meias do mesmo são de cor preta.

Falemos agora do Estádio do Morumbi. Nesse é possível acolher 66.050 pessoas. A inauguração aconteceu mesmo com o estádio em construção, a partida que o estreou foi entre o Sporting e o dono da casa, o São Paulo. O Tricolor Paulista saiu vitorioso em seu primeiro jogo em casa, vencendo por 1×0. Já a “inauguração” com o estádio pronto foi em 1970, em um jogo entre o São Paulo e Porto – é uma curiosidade engraçada, de duas inaugurações do estádio, os dois times que o São Paulo enfrentou são portugueses, curioso, não? Essa partida acabou empata de 1×1.

Bem, essa foi um pouco da história do tricolor, já já vai ter a parte dois, aguarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *